quarta-feira, 28 de novembro de 2007

11 meses!!!

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

les matins


Essa a versão do pão-com-manteiga-e-um-pingado da minha vida aqui no Canadá. Bagel (integral) com margarina de soja e café (feito na cafeteira italiana) com leite. Todos os dias de manhã eu como isso, numa penumbrinha oferecida pela luz do exaustor, na cozinha verde. É o tipo da manhã que me faz sentir em casa. E mesmo em domingos chuvosos e frios, acordo, tomo esse belo café da manhã (que pro coração morto de saudade, soa como brasileiro) e volto pra cama quentinha, debaixo das cobertas. Existe coisa melhor no mundo??? Existe! Sem dúvida. Mas eu sou uma garota que se contenta com as pequenas coisas... não só elas, mas elas tb.







E outro dia.... andando pela Zellers, dei de cara com uma promoção: biscoito Bauduco por 99 centavos. Fiquei feliz e triste ao mesmo tempo (pra variar), feliz pq pude comprar, comprei e ainda espalhei até pra moça do caixa (que nem deu muita bola) que tanto eu como o bisocoito somos feitos no Brasil e triste pq achei que 99 centavos é muito pouco, parece que é mais barato aqui no Canadá do que no Brasil, pior, parece que não é bom, o preço desvaloriza um pouco o produto brasileiro... mas a real é que a data de validade já está próxima, por isso o preço. Tá, tudo bem... tá valendo! Tá aí a foto pra provar.








quinta-feira, 22 de novembro de 2007

neige


Coloquei a cabeça pra fora da janela pra ver se estava chovendo, antes de sair pra trabalhar. Tudo estava branquinho. Esfreguei os olhos e pisquei algumas vezes, só pra ter certeza que eu estava mesmo acordada.
Nevou! E Ainda nevava. Me apressei. Fiquei ao mesmo tempo extasiada pela primeira neve e irritada com as providencias a tomar – vestir calça que seca rápido, bota, capuz.
Saí lá fora e fui apreciando os floquinhos brancos que caem do céu e vão deixando não branco, mas um cinza meio azulado, já que o Sol ainda repousava dentro do horizonte.
Fiz questão de deixar minhas pegadas no tapete gelado e sentir o vento no rosto. Também tive que tomar cuidado pra não cair. Ahhhhhh... chegou a temporada de tombos.
Concluí que depois de hoje, nenhuma folha restará nas arvores e estas vão ser só gravetos aparentemente mortas.
Antes de entrar no metrô dei uma boa olhada pra trás, talvez a última, naquele cenário da primeira neve. Pensei que dali alguns minutos, quando eu saísse na outra estação, o outono voltaria ao normal.
Nada... saí do metrô, lá no meu destino, e a nevasca estava pior. Os flocos eram grandes, como costuma ser na Frontenac e o vento era mais forte.
Na fila do ônibus (por 25 minutos) percebi que toda a magia da primeira neve já tinha acabado com a manhã tranqüila. O ônibus atrasou, muito trânsito na rua. Eu fiquei com a roupa toda molhada e não somente eu. Alguns semáforos deram pane. Aulas canceladas, falta de energia, bueiros entupidos, tratores e caminhões na rua...
Eu ainda fiquei uns 10 minutos antes de entrar pra trabalhar, observando a chuva de gelo, uma cortina branca!

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

aniversário e tanto mais...

Aniversário hoje (dezenove de novembro) de um amigão. Talvez um dos melhores, talvez o primeiro melhor, talvez o primeiro amor. Horas no telefone, cumplicidade plena por muitos anos e abraços apertados no pátio. Amigo aliás que anda sumido da minha vida (ou eu da dele já que não moro mais no seu caminho), mas sempre aparecido no mundo, sempre alguém que o viu, no jornal, na tv, pra um almoço ou pra um encontro.... Te amo, feliz 30!
Tem uma mulher no trabalho que eu não gosto. Aliás tem várias e isso é coisa normal pra mim. Não gostar dos outros. Mas dessa eu não gosto mesmo. Não gosto como ela corre pra fila do ônibus sem respeitar quem chegou lá primeiro, corre e entra, na frente de quem for, batendo em todo mundo. Não gosto pq ela fala alto quando deveria estar quieta, pensa que tem sempre alguém querendo ouvir o que ela tem pra dizer. Acha que tem sempre que ter vantagem em tudo. É meio louca. Chego a ter pena.
Sobre a tal da francofonisação. Pq afinal é sobre isso que esse blog deveria falar. Meu francês é horrível - fato! Me esforço bastante, pra ser correta e melhorar. Sei quase tudo que não sei e o que sei, finjo que não sei que soa errado. Tenho momentos essencialmente em francês. Terças a noite, falo francês até dizer chega. No trabalho, tento me fazer entender, mesmo não entendendo nada. Difícil é a diferença entre 100 e 5... Mas vou aprendendo, aqui e ali, assim e assado. Não que eu ache que dá pra ser perfeito, longe disso. Mas dá pra melhorar. Dá pra perder a vergonha, está quase. Dá pra arriscar. E dá, claro, pra me comunicar. O que afinal, é o que conta.
Interessante é descobrir de onde vem algumas coisas. A palavra cacetete em português, aquele instrumento usado pela polícia pra espancar bandidos (?)... vem do francês, "quebrar a cabeça" em francês é casse tête portanto, instrumento de quebrar cabeça de bandido, ficou cacetete. Tb "broche", ornamento de joalheria, vem do francês, broche que significa espeto, agulha e broche, claro! Mas aposto que pouca gente sabe que essa palavra tb vem do francês...
Enfim... tudo vai bem na minha vidinha em francês... tentando alcançar um nível de comunicação onde as partes se compreendam. Com manhãs regadas a croissants e conversas em francês acho que vou me saindo melhor do que o esperado.
Fora tudo isso, tem o fato que eu voltei pra casa. Depois de passar 40 dias me dividindo entre o meu quartinho super confortável na casa da africana maluca e o apartamento minimalista de um amigo no centro da cidade eu voltei de vez. Com tudo no lugar já, as roupas e parte da vida, vou seguindo em busca de novas aventuras e me alto-consolando.
O frio tb já se instalou, aparentemente em definitivo. Camadas de roupas já se fazem necessárias pra sair lá fora. O casaco de neve já está na parte mais acessível do armário e as blusas de lã já passaram algum tempo no sol pra tomar ar. O cheiro da rua mudou. O cheiro de frio se instalou. De manhã os carros todos parecem bombons da Kopenhagen, cristalizados, não é neve ainda, mas gelo, uma camada fina, cintilante. Bonito. Incrível é aceitar que de hoje até mais ou menos maio vai ser frio, até mais frio do que agora. Brrrrrrrrrr...

domingo, 18 de novembro de 2007

je reviens



manda a criançada pra casa da vó que eu tô voltando....

Eu entrego as chaves do meu apartamento no centro, pra voltar com o coração apertado e a mala cheia pra minha cama, pras minhas coisas....

Tantos dias depois... acampada, vivendo de bagel e pizzas congeladas....

Volto pro arroz com feijão e a vida suburbana... Verdun... feliz...

Saudade do Elisio... vem com Deus, amigo.

E a vontade que fica de ter um quarto com uma vista e noites barulhentas...

E o frio que tá de matar...

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

10 anos

li outro dia que o primeiro impulso é exterminar, quebrar mesmo, qualquer lembrança.
sim, isso é fato!
foi o primeiro impulso, foi dolorido e já passou.
ponto.
agora restam as lembranças que realmente valem a pena, boas ou ruins, não importa muito, são elas que me construiram e que constroem o como eu sou e como respondo aos relacionamentos de hoje. meus e dos outros, claro!
não que eu seja descrente do amor. longe disso. mas vejo o amor de uma outra maneira, ou de muitas outras maneiras, se é que realmente podemos definir isso como amor....
sei lá, 10 anos, me pareceu tempo bastante pra marcar como FIM. não?
há 10 anos eu pensei que o volta/desmancha acabaria e que ele seria o único pra sempre.
não foi. mudança de planos. ficaram algumas lembranças, outras foram quebradas, outras rasgadas. se tenho boas lembranças e não quero é só pensar nas ruins, funciona.
e se sofro por conta da mudança de plano, finco o pé no ideal que sozinha talvez seja melhor, por hora...
casais perfeitos não existem, definitivamente. isso pode ser bom ou ruim. ruim pq afinal eu que achava que era uma metada de um casal perfeito, vi que nem era tão perfeito assim e que acabou. bom pq algum casal aparentemente perfeito por aí, uma das metades muito me interessa e, claro, casais perfeitos não existem!
ponto. de novo.
fico feliz pelos que aoinda vivem suas ilusões de perfeição. fico feliz tb pelos que já descobriram a falta de perfeição. bem vindo ao meu clube! estou aqui pra abraços e cumplicidade. aquela tal cumplicidade que afinal não tivemos. serei amiga, conselheira e companheira.... não é facil, mas vc supera. e no final vai ver que tudo é muito divertido afinal de contas.
mas voltando aos 10 anos. pois é. 10 anos. aquele vestidinho da triton de florzinha marron, já nem existe mais, coitado. bolo e champanhe, amigos... um ar assustudar no ar e milhoes de perguntas que ainda não foram respondidas. vai ver foi por isso que não deu certo. não deu certo por todo e qualquer outro motivo besta e nunca jamais pela nossa incapacidade de fazer dar certo. nunca pela nossa incapacidade de nos amar em qualquer situação de luz e cor, como aliás haviamos prometido um ao outro... na frente de todo mundo, que vexame!
mas 10 anos depois eu fico feliz de dar risada de tudo isso.... e ainda achar que aquele dia eu estava tendo um "bad hair day"...

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

atendre


a primeira quinzena de novembro já acabou e vc não chegou.
descanse em paz.
vc vai fazer falta aqui.
era eu que esperava por vc, por alguns meses...
agora, é vc que vai me esperar ai.
quando eu chegar ainda vamos conversar muito,
em francês.
vc está fazendo muita falta.
eu não consigo tirar vc dos meus pensamentos...
é meu amigo... ia ser tão legal.


(outro dia coloco a foto desse post)

sábado, 10 de novembro de 2007

le sent

Cheiro de quente lembra a minha infância.
Cheiro de bolode laranja saindo do forno lembra a infância da minha mãe.
Cheiro de chuva, Santos.
Maresia.
Cheiro de Sr. N, 1991.
Madeira molhada.
Poeira na estrada.
Cheiro de pinga, ressaca.
Cheiro de bife, Dita.
Cheiro de carro novo.
Cheiro de verão, protetor solar.

Depois de 10 meses, quando abro a porta da YMCA sinto um cheiro de cloro da piscina misturado com cheiro de bagel torrado que vem do café; parece que vou subir pra aula e que vc vai chegar atrasado.

Hoje de manhã quando abri a porta de casa, senti um cheiro de inverno, um cheiro de neve... é bom lebrar de coisas só pelos cheiros.

Foi bom ouvir sua voz e te dizer coisas....

domingo, 4 de novembro de 2007

nuit

ESCREVI TUDO QUE EU PENSAVA DAQUELA NOITE NUMA SEDA.
BOLEI, ACENDI E FUMEI.
TODA A MACONHA, TODA A CERVEJA.
TODA A AMNÉSIA E TODAS AS LOUCURAS.
ME PUXOU, ME MARCOU.
SENTADA NA MESMA VARANDA,
OUVINDO O BARULHO DO MAR DENTRO DA MINHA CABEÇA.
NEM FOI TANTO ASSIM, AFINAL NOS LEMBRAMOS DE POUCO DE TUDO AQUILO.





(sem fotos pra ilustrar, graças a Deus)