segunda-feira, 19 de novembro de 2007

aniversário e tanto mais...

Aniversário hoje (dezenove de novembro) de um amigão. Talvez um dos melhores, talvez o primeiro melhor, talvez o primeiro amor. Horas no telefone, cumplicidade plena por muitos anos e abraços apertados no pátio. Amigo aliás que anda sumido da minha vida (ou eu da dele já que não moro mais no seu caminho), mas sempre aparecido no mundo, sempre alguém que o viu, no jornal, na tv, pra um almoço ou pra um encontro.... Te amo, feliz 30!
Tem uma mulher no trabalho que eu não gosto. Aliás tem várias e isso é coisa normal pra mim. Não gostar dos outros. Mas dessa eu não gosto mesmo. Não gosto como ela corre pra fila do ônibus sem respeitar quem chegou lá primeiro, corre e entra, na frente de quem for, batendo em todo mundo. Não gosto pq ela fala alto quando deveria estar quieta, pensa que tem sempre alguém querendo ouvir o que ela tem pra dizer. Acha que tem sempre que ter vantagem em tudo. É meio louca. Chego a ter pena.
Sobre a tal da francofonisação. Pq afinal é sobre isso que esse blog deveria falar. Meu francês é horrível - fato! Me esforço bastante, pra ser correta e melhorar. Sei quase tudo que não sei e o que sei, finjo que não sei que soa errado. Tenho momentos essencialmente em francês. Terças a noite, falo francês até dizer chega. No trabalho, tento me fazer entender, mesmo não entendendo nada. Difícil é a diferença entre 100 e 5... Mas vou aprendendo, aqui e ali, assim e assado. Não que eu ache que dá pra ser perfeito, longe disso. Mas dá pra melhorar. Dá pra perder a vergonha, está quase. Dá pra arriscar. E dá, claro, pra me comunicar. O que afinal, é o que conta.
Interessante é descobrir de onde vem algumas coisas. A palavra cacetete em português, aquele instrumento usado pela polícia pra espancar bandidos (?)... vem do francês, "quebrar a cabeça" em francês é casse tête portanto, instrumento de quebrar cabeça de bandido, ficou cacetete. Tb "broche", ornamento de joalheria, vem do francês, broche que significa espeto, agulha e broche, claro! Mas aposto que pouca gente sabe que essa palavra tb vem do francês...
Enfim... tudo vai bem na minha vidinha em francês... tentando alcançar um nível de comunicação onde as partes se compreendam. Com manhãs regadas a croissants e conversas em francês acho que vou me saindo melhor do que o esperado.
Fora tudo isso, tem o fato que eu voltei pra casa. Depois de passar 40 dias me dividindo entre o meu quartinho super confortável na casa da africana maluca e o apartamento minimalista de um amigo no centro da cidade eu voltei de vez. Com tudo no lugar já, as roupas e parte da vida, vou seguindo em busca de novas aventuras e me alto-consolando.
O frio tb já se instalou, aparentemente em definitivo. Camadas de roupas já se fazem necessárias pra sair lá fora. O casaco de neve já está na parte mais acessível do armário e as blusas de lã já passaram algum tempo no sol pra tomar ar. O cheiro da rua mudou. O cheiro de frio se instalou. De manhã os carros todos parecem bombons da Kopenhagen, cristalizados, não é neve ainda, mas gelo, uma camada fina, cintilante. Bonito. Incrível é aceitar que de hoje até mais ou menos maio vai ser frio, até mais frio do que agora. Brrrrrrrrrr...

Nenhum comentário: