domingo, 17 de agosto de 2008

greques

Sobre danças típicas.



Fui ver um show de dança grega. De graça num parque.
As pessoas vestidas com roupas típicas, comendo comidas típicas. Vivendo e mostrando seus laços com as origens. Foi bem interessante. Mas mais que interessante foi tb intrigante. Fiquei ali, vendo aqueles homens e mulheres dançando e me lembrei de índios na Amazônia ou de algum outro lugar do Brasil. A posição em roda ou meia roda, a cadência dos passos, o ritmo marcado com os pés no tablado. A voz melodiosa, mas as palavras repetidas como um mantra. Todos com a mesma feição. Somos todos índios. índios vestidos e com utensílios sofisticados, mas índios. índios gregos, americanos, africanos. índios.

Não entrei na roda, não fui dançar. Minha tribo é outra. Mas sou tão índio quanto aqueles dali.

Nenhum comentário: